Aplicativo para iPad que ajuda crianças a melhorar a pronunciação chega ao Brasil

Home/Standard/Aplicativo para iPad que ajuda crianças a melhorar a pronunciação chega ao Brasil

Aplicativo para iPad que ajuda crianças a melhorar a pronunciação chega ao Brasil

Crianças com distúrbios ou atraso no desenvolvimento da fala agora contam com um aplicativo para iPad que serve como ferramenta para a pratica dos sons do português brasileiro. O aplicativo desenvolvido pela S.E, chama-se “ Academia da Articulação” e foi desenvolvido por uma fonoaudióloga licenciada pela academia americana de fonoaudiologia, Bárbara Fernandes.

 

A função do aplicativo é de servir como uma ferramenta que contem mais de mil palavras organizadas pelo som e também pela posição que a sílaba contendo este fonema (ou som) encontra-se na palavra. O aplicativo conta com um sistema de gravação de voz que a criança utiliza para comprar com a voz do adulto que também vem gravada no aplicativo.

 

Crianças com distúrbios na fala como desvio fonológico, fissura labial reparada, ou a troca de fonemas como por exemplo crianças que trocam o R pelo L podem agora tem uma forma divertida de melhorar sua fala diretamente no iPad. A presença de um adulto, seja ele o fonoaudiólogo ou os pais da criança é uma peça fundamental na melhora da fala durante o uso do aplicativo. Algumas crianças acima dos 5 anos tem demonstrado a capacidade de identificar e praticar seus sons independentemente, enquanto crianças mais jovens requerem a participação ativa dos adultos durante a atividade.

 

A versão 1.0 deste aplicativo foi lançada esta semana15.08.2012 e já esta entre os mais vendidos aplicativos no iTunes no Brasil, e ocupa a posição numero 4 entre os aplicativos educacionais mais vendidos. O aplicativo concorre com outros 3 mil aplicativos educacionais.

 

Este aplicativo é um de muitos outros aplicativos lançados pela S.E no Brasil que visa ajudar crianças a melhorar sua fala e linguagem. Todos os aplicativos da S.E podem ser utilizados por qualquer criança, apesar de terem sido desenvolvidos para crianças com atraso de fala ou linguagem.

 

A fonoaudióloga, Barbara Fernandes, criadora dos aplicativos nos conta que existe uma demanda muito grande para materiais que possam ser utilizados na fonoaudiologia que tornem o atendimento e tratamento mais interessante para a criança. Pesquisas também indicam que a participação dos pais na evolução da fala das crianças é um dos principais fatores na melhora da fala, e agora com a possibilidade dos próprios pais participarem em casa na terapia é uma revolução e uma inovação trazida pelo iPad.

 

Para mais informações sobre o aplicativo Academia da Articulação, visite o site da S.E  http://www.ipadfono.com Os aplicativos são compatíveis com o iPad, iPhone, e iPod.

 

SaveSave

2017-06-19T17:42:10+00:00 August 17th, 2012|Standard|0 Comments