Chega no Brasil o protocolo para avaliação de disfagia no iPad

Home/Standard/Chega no Brasil o protocolo para avaliação de disfagia no iPad

Chega no Brasil o protocolo para avaliação de disfagia no iPad

A disfagia é uma definida como uma dificuldade de levar o bolo alimentício da boca ate o estomago. No Brasil profissionais como o medico, o fonoaudiólogo e o nutricionista são profissionais que estão habilitados e geralmente fazem parte da equipe na avaliação e tratamento da disfagia. A disfagia é uma dificuldade que pode ser observada em indivíduos de qualquer idade, e causada por uma variedade de razões como um derrame, o mau de Alzheimer, o câncer de boca e laringe, entre outros.

Hospitais geralmente utilizam um protocolo para a avaliação dos transtornos da deglutição. Ate hoje, estes protocolos eram preenchidos utilizando caneta e papel, hoje fonoaudiólogos, médicos e nutricionistas podem utilizar o iPad para realizar avaliações da motricidade oral, obter dados de anamnese, dados da avaliação da deglutição utilizando uma serie de consistências, e ate mesmo recomendações tudo de uma forma simplificada e detalhada. O aplicativo ja estava disponível em inglês desde 2011, e agora esta disponível em italiano, espanhol e também em português.

O aplicativo, chamado Disfagia2Go, foi desenvolvido com base em um protocolo por dois fonoaudiólogos americanos especialistas em disfagia, Tiffani Wallace e John Dubois sobre a supervisão da fonoaudióloga brasileira e especialista em uso de tecnologia para fonoaudiologia, Barbara Fernandes. O Disfagia2Go foi desenvolvido por uma empresa americana com mais de 10 aplicativos nas áreas de fonoaudiologia, medicina e educação.

Disfagia2Go combina informações sobre a entrada e internação hospitalar, ambulatorial com informações clínicas para fornecer um relatório completo  da avaliação da deglutição. Disfagia2Go permite inserir informações de revisão de prontuários e entrevista paciente, incluindo os valores de laboratório, medicamentos, estado respiratório, refeições, histórico de pneumonia, etc

O aplicativo inclui uma lista de recomendações para a alimentação e consistências permitidas, exercícios, técnicas de manutenção, incluindo queixo dobra, alternâncias, comida, colocação líquida. Também incluem recomendações para o acompanhamento como exames instrumentais, a frequência de tratamento e reavaliação.

Disfagia2Go constrói um relatório editável cumulativo que pode ser exportado, enviado por e-mail, ou impresso. É também possível guardar os dados dentro do aplicativo, o que permite ao usuário gerenciar, manter e basear-se em relatórios anteriores, se necessário.

 Disfagia2Go, pode ser baixado em qualquer uma da versões do iPad através da loja do iTunes e custa $39.99 dólares. A versão já está completamente traduzida para o português e pronta para o uso em hospitais e clinicas especializadas no Brasil. Este aplicativo é o único no mundo que auxilia na avaliação e diagnostico da disfagia. O  vídeo demonstrativo do aplicativo esta disponível no YouTube.com

www.youtube.com/watch?v=KUTdM3dPtvI

 Para baixar o aplicativo no iTunes visite o link: https://itunes.apple.com/br/app/dysphagia2go/id469925526?mt=8

2013-08-22T13:12:27+00:00 August 22nd, 2013|Standard|0 Comments
%d bloggers like this: