Fonoaudióloga Brasileira transforma o iPad em terapia

Home/Fonoaudióloga Brasileira transforma o iPad em terapia
Fonoaudióloga Brasileira transforma o iPad em terapia 2012-07-10T14:15:21+00:00

Oito anos atrás, Barbara Fernandes, uma estudante de fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi uma das quatro estudantes selecionadas para participarem de um programa de intercâmbio estudantil na Filadélfia, EUA.  O programa de intercâmbio foi financiado pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e projetado para proporcionar aos estudantes brasileiros a oportunidade de aprender como os Estados Unidos foi capaz de implantar sistemas de comunicação alternativa e tecnologia assistiva às pessoas com deficiências e distúrbios de comunicação, para que esta tecnologia fosse trazida e implementada no Brasil.

Por um semestre Barbara estudou sobre comunicação alternativa e tecnologia assistiva na Temple University, onde lhe foi dada à oportunidade de continuar estudando e de se formar na mesma universidade.  Barbara deu continuidade aos seus estudos e recebeu uma bolsa de estudos para um mestrado na Universidade do Texas.

Os seis meses no exterior acabaram se transformando em oito anos, um mestrado e uma empresa de sucesso mundial chamada Smarty Ears (S.E), onde Barbara criou mais de 40 aplicativos para iPad, iPhone e  iPod os quais tem ajudado a milhares de adultos e crianças com autismo e com outros distúrbios de comunicação. Ao terminar o seu mestrado, Barbara constituiu a empresa com um único objetivo; fazer materiais e produtos para terapia acessíveis a todas as pessoas ao redor do mundo.

A paixão de Barbara por tecnologia para as crianças com distúrbios de comunicação fez com que a empresa vendesse os seus aplicativos para mais de 50 países.

Recentemente Barbara iniciou o desenvolvimento dos aplicativos em português com o objetivo de proporcionar aplicativos divertidos e educacionais para as crianças brasileiras. Os aplicativos desenvolvidos por Barbara podem ser utilizados não só por crianças com Autismo ou Síndrome de Down, mas também por crianças com desenvolvimento normal. Os aplicativos são educativos, e podem ser usados por todos que querem aprender.

O iPad tem mudado a maneira de como os fonoaudiólogos trabalham com adultos e crianças com distúrbios de comunicação nos EUA, principalmente e graças aos aplicativos inovadores de Barbara. “Toda criança nascida neste século é naturalmente atraída pela tecnologia, o que torna o nosso trabalho mais fácil. Utilizar algo que as crianças naturalmente gostam é chave na educação.” afirma Barbara.

Barbara sempre teve o desejo de retribuir a oportunidade lhe dada oito anos atrás pela CAPES e a Universidade Federal da Bahia; agora ela esta fazendo isso disponibilizando as suas criações em português.

Barbara não é apenas a criadora dos revolucionários aplicativos educacionais, ela é também a criadora de um conjunto de símbolos que também está sendo traduzido para o português. Os “Smarty Symbols” são milhares de imagens utilizadas por adultos, crianças autistas ou com outros distúrbios de comunicação. Barbara criou um conjunto com mais de 13 mil símbolos que podem ser utilizados como uma forma de comunicação visual para aqueles que não podem falar.

%d bloggers like this: