Fonoaudióloga Brasileira Inova a Fonoaudiologia mundial usando o iPhone e o iPad

Home/Standard/Fonoaudióloga Brasileira Inova a Fonoaudiologia mundial usando o iPhone e o iPad

Fonoaudióloga Brasileira Inova a Fonoaudiologia mundial usando o iPhone e o iPad

Dec 15, 2010 –Você sabia que 8-9% das crianças nos Estados Unidos tem um atrasado de fala ou atraso de linguagem? Atraso de fala ou linguagem é um termo geral utilizado para descrever as dificuldade  apresentadas por crianças que têm difficuldades em comunicar as suas necessidades básicas devido à presença de dificuldades de pronunciar determinados sons, gagueira, autismo, ou um distúrbio específico de linguagem. Estas crianças precisam da ajuda de patologistas da fala e dos pais para praticar e melhorar suas habilidades comunicativas. Muitas vezes, os terapeutas podem ter dificuldades em encontrar algo que irá envolver o aluno e  muitas vezes os pais tem dificuldades de encontrar qualquer tipo de material para praticar em casa. Uma terapeuta da fala determinada, chamada Barbara Fernandes, no entanto, está determinada a preencher a lacuna de materiais da terapia de linguagem e fala. Sra. Fernandes tem ajudado fonoaudiólogos e pais ao redor do mundo para aumentar a participação das crianças no processo de melhoria do seu discurso e habilidades de comunicação com dispositivos da Apple ®.

Bárbara Fernandes, MS, CCC-SLP, uma fonoaudiólogo em brasileira que vive em Dallas, criou 15 aplicativos que são compatíveis com o iPhone, iPod Touch ® e IPad para ajudar as crianças com uma variedade de distúrbios da fala ou deficiências de linguagem. Barbara é a fundadora e diretora do Smarty Ears, uma empresa que cria e publica aplicativos para melhorar as habilidades de comunicação em todas as áreas, tais como a gagueira, articulação e linguagem. Ela também é a anfitriã de GeekSLP TV, um podcast de vídeo e blog dedicado no sentido de educar os pais e terapeutas tanto em formas de incorporar a tecnologia para melhorar as competências linguísticas.

Com mais de 200 mil Apps na loja da Apple, é muito difícil para os pais ou terapeutas identificar aqueles que foram criados especificamente por um especialista qualificado na área ou para encontrar os aplicativos que se focam em áreas específicas nas quais as crianças precisam para trabalhar. Bárbara Fernandes, uma fonoaudióloga e trilíngüe, especialista em distúrbios de fala e linguagem, criou aplicativos especificamente para pessoas que gaguejam,  crianças com dificuldade para pronunciar os sons, crianças com atraso em linguagem e até mesmo um aplicativo que irá servir a Comunicação Alternativa para crianças que ainda não falam.

Barbara comenta sobre a importância do apoio dos pais no processo: “Na minha prática, eu tive a oportunidade de observar que as crianças farão muito mais progresso se estão envolvidos e animados com a atividade e se os pais também estão a praticando com os filhos em casa . Os aplicativos que eu criei não substituem a necessidade de terapia tradicional, mas permite que os pais tornem-se participantes ativos na fala da criança e no desenvolvimento da linguagem deles. É maravilhoso ver fonoaudiólogos recomendarem meus aplicativos para os pais como ‘dever de casa’ ou receber e-mails de pais que descrevem o sucesso de seus filhos. Um comentário comum recebido é que a criança é capaz de melhorar a pronúncia do ‘r’ depois de terem usado um dos meus aplicativos chamados ‘r intensive. Este aplicativo usa palavras que contêm várias formas de ‘r’ em formato de uma prática intensiva. ”

Um dos aplicativos mais populares criados por Barbara Fernandes é chamado “Match2Say”, um aplicativo que também foi apresentado pela Apple Inc. na App Store como Novidade Notável. Match2Say é um jogo de memoria que permite que as crianças brinquem com sons específicos. As crianças aprendem enquanto brincam e são estimuladas ouvindo um modelo auditivo. Outra aplicação de sucesso, sempre entre as mais vendidas da Apple na área de Educação é “Articulate it!”, Um aplicativo completo que permite que os fonoaudiólogos, professores e pais possam trabalhar com crianças que têm dificuldade para pronunciar os sons e não pode serem compreendido pelos outros. ” Fluency Tracker” é um aplicativo que pode ser usado pelos pais e pessoas que gaguejam para controlar seu comportamento de gagueira. Algumas destas aplicações estão disponíveis em espanhol e planos para outras línguas estrangeiras estão em andamento.

Barbara Fernandes também recentemente desenhou uma app básica de Comunicação Alternativa e Ampliada (AAC) para crianças com um distúrbio de comunicação chamado de “Expressive”. “Expressive” dá às crianças a capacidade de se expressassem através do uso de imagens de foto e áudio correspondente, e também pode ser utilizado por indivíduos que tenham tido um derrame e perderam a sua capacidade de comunicar-se com membros da família. “Expressive” oferece personalização simples e fácil, adaptados aos níveis de comunicação do indivíduo e suas necessidades.

Os aparelhos da Apple têm permitido profissionais, tais como Barbara contornar a burocracia das grandes corporações e criar produtos que beneficiem os indivíduos, tanto nos EUA como redor do mundo. “As crianças ao redor do mundo estão se beneficiando grandemente pela revolução na educação acontecendo agora, onde as crianças, pais, professores e terapeutas têm acesso a ferramentas que antes eram apenas um sonho para o futuro. Estou orgulhosa de ser parte desse movimento. “Diz Barbara.

SaveSave

2017-06-19T18:41:40+00:00 April 27th, 2012|Standard|0 Comments

Leave A Comment

%d bloggers like this: