iAfasia

Home/iAfasia
iAfasia 2013-10-28T15:10:38+00:00

O iAfasia é um aplicativo que auxilia no tratamento de disturbios de nomeação típicos de pessoas com afasia verbal.
Este aplicativo consiste em cinquenta itens que são comumente encontrados em uma casa. Os itens-alvo são apresentados no contexto dos lugares onde eles são tipicamente localizados, como por exemplo itens localizados em um quarto. Cada palavra alvo pode ser nomeada com a ajuda de uma ou mais dos cinco tipos diferentes de “dicas” disponíveis. O aplicativo oferece oportunidades para a prática das palavras-alvo dentro de cada um dos ambiente da casa (garagem, quarto, cozinha, banheiro e sala de estar), bem como a disponibilidade da coleta de dados.

Projetado por e para fonoaudiólogos, este aplicativo auxilia as pessoas com dificuldade em produzir verbalmente palavras especificas devido a uma afasia. Além disso, o aplicativo pode também beneficiar indivíduos com apraxia da fala que se beneficiam bastante com estímulos visuais e frases de conclusão.

O iAfasia fornece aos usuários uma maneira simples, contudo sistemática para a produção verbal das palavras-alvo em cada uma das cenas fotográficas. As cenas são realistas e fornecem cinco tipos de pistas baseadas em evidências cientificas.

Objetivos do aplicativo:

1. Melhorar a produção da palavra geralmente encontradas em uma casa.

2. Fornecer várias opções de pistas para atender às necessidades de uma ampla gama de clientes com diferentes níveis de comunicação.

Evidência cientifica do aplicativo:
Enquanto os documentos de literaturas profissionais especulam sobre os vários tipos de estratégias eficazes a produção verbal de palavras, é difícil prever com certeza quais a(s) estratégia(s) (ou técnicas de sinalização) serão mais bem sucedidas para um indivíduo. (Hillis , 1993 Nickels , 2002). Os defensores de uma abordagem funcional argumentam que a maioria dos médicos e terapeutas “nas trincheiras” utilizam uma abordagem mista ou combinada com elementos de ambas estratégias: semânticas e pistas fonêmicas.
Além disso, a literatura sugere que dicas de sílabas iniciais e sugestões de frases de conclusão parecem agir como um gatilho para comandos motores para articulação, portanto, pode ser de algum benefício para os indivíduos que têm apraxia de fala como eles trabalham para recuperar padrões motores. (Amor, 1977)

O iName it pode ser utilizado de forma eficaz por fonoaudiólogos, familiares e indivíduos que experimentam dificuldade em encontrar palavras. Ele é projetado para pessoas que têm diferentes níveis de dificuldade de encontrar palavras.

Público-alvo (s):
Este aplicativo foi desenvolvido para ser utilizados por adultos, mas também pode ser utilizado por crianças e adolescentes. O iName it tem como alvo indivíduos com dificuldade em encontrar palavras devido a uma afasia.
Autores:
Elizabeth Begley MA, CCC- SLP, corre o Communication (AAC) Clinic Suplementar e Alternativa no College Station Medical Center, College Station, TX. Ela fornece serviços de consultoria AAC para escolas, agências de saúde em casa e instalações residenciais. Ela é coautora de dois aplicativos iDevice , pequeno Disfagia Talk e Small Talk Motor Oral .

Mary Pitti, MS, CCC- SLP é o Diretor do Programa Clínica e professor assistente clínico no Departamento de Fonoaudiologia e Audiologia em Ithaca College. Ela ministra cursos em Disfagia e disfonia. Ela é coautora de dois aplicativos iDevice , pequeno Disfagia Talk e Small Talk Motor Oral . Materiais publicados com Pro.ed incluem: Resolução de Problemas Picture Cards, atividades diárias para sequenciar e pensamento crítico para Atividades da Vida Diária .

Designer do Aplicativo: Barbara Fernandes, M.S- CCC-SLP

Video demonstrativo

Baixe agora para o seu iPad:

 

%d bloggers like this: