iPad agora também ajuda crianças com Autismo no Brasil

Home/Post, Standard/iPad agora também ajuda crianças com Autismo no Brasil

iPad agora também ajuda crianças com Autismo no Brasil

O iPad tem sido uma das ferramentas mais adquiridas por profissionais como fonoaudiólogos, psicoterapeutas, e professores de educação especial nos Estados Unidos para ajudar crianças com distúrbios de comunicação como o Autismo e a Síndrome de Down a aprimorarem sua habilidades de comunicação, motricidade manual e habilidades cognitivas.

Uma fonoaudióloga Brasileira é a fundadora e CEO da maior empresa Americana de aplicativos para o iPad nos Estados unidos. Barbara Fernandes vem criando uma variedade de aplicativos para crianças com distúrbios de articulação, linguagem e comunicação desde 2009. Ate o mês passado, todos os aplicativos desenvolvidos por esta fonoaudióloga haviam sido criados em Inglês. Ha duas semanas ela lançou quatro aplicativos, um dos quais foi destaque na app store esta semana e esta entre os 10 aplicativos educacionais mais vendidos da app store.

 

O primeiro aplicativo lançado chama-se “Aprendendo Adjetivos”, e que tem como foco ensinar crianças novos vocabulários e a distinguir adjetivos opostos como cheio/ vazio, ou alto/baixo.  Uma usuária que comprou o aplicativo deixou uma mensagem no iTunes “ Gostei muito do aplicativo! Em breve estarei usando com meus pacientes”.

 

Barbara comenta que a maior parte dos aplicativos desenvolvidos por ela podem na verdade ser utilizados por qualquer criança, mesmo que não tenha um distúrbio de comunicação, linguagem ou cognitivo. “ Todos os meus aplicativos são educativos, e qual a criança que não vai se beneficiar em aprender palavras novas?”.

 

Um dos movimentos que esta acontecendo agora nos Estado Unidos, é que profissionais estão notando o grande progresso exibido pelas crianças já que estão utilizando um aparelho tão atrativo como o iPad.  Apesar do iPad ser um aparelho mais caro do que outro tabletes de menor qualidade, 95% dos aplicativos desenvolvidos hoje por todas as empresas educacionais são para o iPad e não para o sistema Android.  O iPad tem demonstrado ser capaz de oferecer a flexibilidade que muitos usuários com deficiência necessitam.

 

Uma outra vantagem do uso do iPad como uma ferramenta de educação é a possibilidade de que os próprios pais possam estar com seus filhos também praticando habilidades que antes eram somente trabalhadas por terapeutas e professores. Estudos demonstram que a participação ativa dos pais na educação é um dos melhores indicadores do progresso educacional de qualquer criança.

 

Apesar do valor alto da compra do iPad, o preço dos aplicativos é um outro ponto muito atrativo como uma ferramenta de educação. Enquanto softwares para computador de educação especial tem um preço médio de $400, os aplicativos para o iPad  ou iPhone desenvolvidos pela Barbara são mais de 10 vezes mais em conta ( $14.99).

Para mais informações sobre os aplicativos visite www.iPadFono.com

SaveSave

2017-06-19T18:37:26+00:00 July 28th, 2012|Post, Standard|0 Comments
%d bloggers like this: