O iPad agora também já ajuda vítimas de um acidente vascular cerebral

Home/Post/O iPad agora também já ajuda vítimas de um acidente vascular cerebral

O iPad agora também já ajuda vítimas de um acidente vascular cerebral

O iPad tem tido um grande sucesso com crianças e adultos de todas as idades, e nos últimos dois anos, tem sido usado para ajudar as pessoas com autismo se comunicar e aprender. Agora, o iPad também está sendo utilizado para ajudar idosos que sofrem de dificuldades de leitura, devido a um acidente vascular cerebral ou outras patologias neurológicas.
Um AVC pode deixar as pessoas com um distúrbio de linguagem chamado de afasia. A afasia pode afetar a capacidade de uma pessoa de entender a linguagem escrita e falada. A doença de Alzheimer também pode ser a fonte de dificuldades de uma pessoa em ler ou escrever corretamente. Estes indivíduos podem receber serviços fonoaudiológicos, que é projetado para reabilitar as suas competências linguísticas.

Uma fonoaudióloga, Barbara Fernandes, criou um aplicativo para o iPad chamado “Afasia-Pro” que está ajudando os adultos a recuperar habilidades de leitura. O aplicativo está disponível em dois idiomas: Inglês e Português do Brasil. Há planos para traduzir esta aplicação para outros idiomas no futuro, como o espanhol e o francês.

O aplicativo “Afasia Pro”, visa melhorar as habilidades de leitura em adultos com dificuldades de leitura. A “Afasia Pro” integra seis atividades de leitura nos níveis da palavra e frase tudo especificamente criados para promover o sucesso na reabilitação de leitura. O aplicativo contém centenas de palavras e frases, organizadas em categorias semânticas para facilitar a sua utilização.
O aplicativo exibe uma série de palavras e imagens que devem ser combinadas pelo usuário. Uma das atividades requer que o usuário olhe para uma foto, leia uma pergunta e responda questões de múltipla escolha. O aplicativo também promove a escrita com uma atividade que permite aos usuários combinar palavras para criar frases curtas.
Parte do tratamento de vítimas de derrame é o de promover a leitura em casa, e este aplicativo pode servir como uma atividade prática em casa.

Este é um passo a frente em direção ao futuro, onde os membros da família podem ter um papel ativo em ajudar os seus pais, ou avós que sofreram um acidente vascular cerebral a ganhar as habilidades de leitura, utilizando o aplicativo em casa.
Para mais informações visite o site da empresa Smarty Ears www.iPadFono.com para conferir o Afasia-Pro e outros aplicativos que ajudam na reabilitação de crianças e adultos com dificuldade de aprendizagem, linguagem, leitura e escrita.

2013-07-25T14:37:10+00:00 July 25th, 2013|Post|0 Comments
%d bloggers like this: